quarta-feira, 18 de junho de 2008

Morfologia do Cavalo


O cavalo é um animal onde se conjugam a estrutura e a função. O seu corpo é adaptado para a velocidade e para a grande dimensão, e é esta combinação que nos ajuda a compreender a sua estrutura. Os seus membros são especializados, têm um número de dedos muito reduzido, e são acompanhados pela perda dos músculos - os que permitem a outros animais agarrar objectos. O cavalo apenas move os membros para a frente e para trás o que lhe dá excelentes meios de propulsão. A força de que necessita é dada por músculos muito desenvolvidos que estão ligados aos ossos das coxas, tronco e antebraços.



A pele

A pele do cavalo possui três camadas:
- Camada celular, que quando a superfície se desgasta, auto-reparara-se;
- Camada sub-epitélial em que se encontram os sensores da dor e que alimenta a camada superficial;
- Camada sub-dérmica que isola a pele do osso ou do músculo que fica por baixo dela.

O sebo, substância gordurosa, que se encontra na pele e permite a formação de uma camada impermeável que protege o cavalo da humidade e do frio.


Os músculos

Os músculos do cavalo consistem em massas musculares ligadas aos ossos por um lado e aos tendões por outro. Os ligamentos, assim como os tendões, são relativamente curtos, tal como os reforçadores de articulações. No entanto há ligamentos especiais: o ligamento por detrás da articulação do joelho e o suspensor, que esta ligada à parte superior traseira da canela e o suspensor, que tem a extremidade superior ligada à parte superior traseira da canela e na fila inferior dos ossos do joelho, a extremidade inferior ligada aos sesamóides, por baixo do boleto.




O esqueleto

O cavalo é constituído por cerca de 210 ossos. O esqueleto suporta os músculos e os órgãos internos mas dá também mobilidade suficiente, para que o animal se deite, paste e se desloque a diversas velocidades. As articulações são formadas por ossos, que são cobertos por cartilagem e são ainda constituídas por uma cápsula que seguram os ossos.
No cavalo o esqueleto adapta a sua estrutura aos seus requisitos por exemplo: crânio alongado dá espaço para os dentes enquanto que as órbitas estão posicionadas de maneira a que o cavalo consiga ter visão alargada de tudo á sua volta para se poder defender do perigo.










Sem comentários: